Atenção!
Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos!
2ª
CIRCULAR DA X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
São Luís, 05 de
outubro de 2014
A Comissão Organizadora
da X SEMANA DE GEOGRAFIA – UFMA
anuncia a prorrogação dos prazos para envio de propostas de trabalhos para
participação na semana, que terá como tema: “Questões Urbanas: desafios e perspectivas para o Maranhão
contemporâneo”. Os interessados têm até o dia 15/10 (quarta-feira) para enviar os resumos expandidos para o endereço
eletrônico: xsemanadegeografia@gmail.com.
Observação:
As normas para envio do resumo expandido estão disponíveis na 1ª Circular (Abaixo, no tópico “apresentação de trabalhos”).
Em caso de dúvidas sobre envio de trabalhos e formatação,
contate-nos.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
1ª CIRCULAR X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
São Luís, 01 de setembro de 2014
O
Centro Acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Maranhão torna pública
a divulgação da X Semana de Geografia, a
ser realizada no período de 10 a 14 de novembro de 2014, tendo como tema: “QUESTÕES URBANAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PARA O MARANHÃO CONTEMPORÂNEO”. Este tem como objetivo refletir a respeito
das mudanças no espaço maranhense a parir da intensificação do processo de
urbanização no estado.
Informações preliminares
Os
trabalhos deverão ser enviados para o email xsemanadegeografia@gmail.com que serão
encaminhados para avaliação da comissão científica e, caso sejam aceitos, serão
divulgados no site do evento em data posterior e os proponentes receberão email
com carta de aceite da proposta.
As
questões que suscitarem dúvidas, inerentes à composição do trabalho a ser
submetido ao evento, serão solucionadas pela Comissão Científica. Todos os
trabalhos serão apresentados na modalidade oral e tempo de exposição dos
trabalhos será de 10 a 15 minutos.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
Os
trabalhos deverão ser enviados para o email xsemanadegeografia@gmail.com a
partir do dia 02/09 até 05/10 de 2014. Serão aceitos trabalhos na modalidade RESUMO EXPANDIDO com resultados, entre
3 a 5 páginas incluindo mapas, gráficos, tabelas e etc. Cada participante
poderá submeter no máximo dois resumos como autor principal. Os trabalhos
poderão ter no máximo dois coautores.
Os
textos dos trabalhos devem contemplar os seguintes conteúdos e formatações:
1. O texto dos originais deve ser
organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia,
Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
2. Os trabalhos deverão ser
enviados em documento padrão Microsoft Word (versões 2003 - 2013), página
tamanho A4, com margens superior, inferior, direita e esquerda de 2 cm, devendo
ser empregada fonte Times New Roman, corpo 11, exceto no título,
e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
3. As citações de artigos
(referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação
Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
4. Citações de trabalhos
extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não
são aceitas na elaboração do resumo expandido.
5. A nomenclatura científica deve
ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em
cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO
do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo
14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
7. Após uma linha (espaço) do
Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por
ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 11, alinhados à margem
direita da folha somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com
número arábico sobreescrito ao final dos nomes para nota de rodapé informando a
instituição de ensino, grupo de estudo, instituição de fomento (se houver) e
endereço eletrônico (e-mail).
8. A seção Resumo deve ter
no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas
informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e
conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra
Resumo (centralizado). Não deve conter referências bibliográficas. O
Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
9. Logo após o Resumo, alinhada à
direita da página, segue-se a expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela,
deve ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em
português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
10. A seção Introdução deve
ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o
problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último
parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
11. A seção Metodologia deve
ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir
os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da
metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve
exceder 1000 (um mil) palavras.
12. A seção Resultados e
Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser
apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos
resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no
trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis
limitações.
13. As Tabelas e/ou Figuras
(fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar
qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para
possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com
algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e
nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável
evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
14. A seção Conclusões deve
ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem
comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos
e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas)
palavras.
15. Na seção Referências devem
ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem
alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por
ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A
ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Os
títulos de cada sessão não deverão ser numerados, e serão digitados em
maiúsculo, negrito, e em fonte Times New Roman tamanho 11,
alinhados à esquerda da página e com um salto de uma linha. As citações com
mais de três linhas devem ser formatadas com recuo de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, justificado
e em fonte Times New Roman tamanho 10. Não serão aceitas referências
bibliográficas em notas de rodapé. As referências devem seguir as normas atuais
da ABNT.
Os
trabalhos deverão ser inseridos em uma das seguintes áreas e eixos temáticos:
ÁREA
|
EIXO
TEMÁTICO
|
Educação
|
Geografia
Urbana: reflexões, práticas e ensino
|
Epistemologia
|
Cidade, Território, Cultura e
Patrimônio
|
Direito à
Cidade
|
Movimentos
Sociais urbanos: formas cotidianas de resistência
|
Políticas
Públicas
|
Mobilidade urbana, Segurança e
Qualidade de Vida
|
Geotecnologias
|
Geotecnologia
aplicada ao ordenamento territorial urbano
|
Espaço
Urbano
|
Economia, comércio e consumo
|
Problemática
Urbano-Ambiental
|
Impactos e
conflitos socioambientais
|
Campo e
Cidade
|
Relação Campo-Cidade
|
Ao
final do título do trabalho, o(s) autor(es) deve(em) inserir uma nota de
rodapé explicitando o eixo temático em
que deseja(m) expor o trabalho. Os autores deverão estar necessariamente
inscritos e, posteriormente, credenciados no evento. Os trabalhos serão
encaminhados para avaliação da comissão científica e, caso sejam aceitos, serão
divulgados no site do evento em data posterior. As questões que suscitarem
dúvidas, inerentes à composição do trabalho a ser submetido ao evento, serão
dirigidas pela Comissão Científica. Todos os trabalhos serão apresentados na
modalidade oral.
Tempo
de exposição dos trabalhos: 10 a 15 minutos.
Em
caso de dúvidas sobre envio de trabalhos e formatação, contate-nos.
Atenciosamente,
Comissão
Organizadora
Contato: xsemanadegeografia@gmail.com