Normas para Submissão de Trabalhos


Atenção!

Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos!

2ª CIRCULAR DA X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
São Luís, 05 de outubro de 2014

A Comissão Organizadora da X SEMANA DE GEOGRAFIA – UFMA anuncia a prorrogação dos prazos para envio de propostas de trabalhos para participação na semana, que terá como tema: “Questões Urbanas: desafios e perspectivas para o Maranhão contemporâneo”. Os interessados têm até o dia 15/10 (quarta-feira) para enviar os resumos expandidos para o endereço eletrônico: xsemanadegeografia@gmail.com.
Observação: As normas para envio do resumo expandido estão disponíveis na 1ª Circular (Abaixo, no tópico “apresentação de trabalhos).
Em caso de dúvidas sobre envio de trabalhos e formatação, contate-nos.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora







1ª CIRCULAR X SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

São Luís, 01 de setembro de 2014



O Centro Acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Maranhão torna pública a divulgação da X Semana de Geografia, a ser realizada no período de 10 a 14 de novembro de 2014, tendo como tema: “QUESTÕES URBANAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O MARANHÃO CONTEMPORÂNEO”. Este tem como objetivo refletir a respeito das mudanças no espaço maranhense a parir da intensificação do processo de urbanização no estado.


Informações preliminares
Os trabalhos deverão ser enviados para o email xsemanadegeografia@gmail.com que serão encaminhados para avaliação da comissão científica e, caso sejam aceitos, serão divulgados no site do evento em data posterior e os proponentes receberão email com carta de aceite da proposta.
As questões que suscitarem dúvidas, inerentes à composição do trabalho a ser submetido ao evento, serão solucionadas pela Comissão Científica. Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade oral e tempo de exposição dos trabalhos será de 10 a 15 minutos.

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser enviados para o email xsemanadegeografia@gmail.com a partir do dia 02/09 até 05/10 de 2014. Serão aceitos trabalhos na modalidade RESUMO EXPANDIDO com resultados, entre 3 a 5 páginas incluindo mapas, gráficos, tabelas e etc. Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos como autor principal. Os trabalhos poderão ter no máximo dois coautores.
Os textos dos trabalhos devem contemplar os seguintes conteúdos e formatações:
1. O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
2. Os trabalhos deverão ser enviados em documento padrão Microsoft Word (versões 2003 - 2013), página tamanho A4, com margens superior, inferior, direita e esquerda de 2 cm, devendo ser empregada fonte Times New Roman, corpo 11, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
3. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
4. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
5. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
7. Após uma linha (espaço) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 11, alinhados à margem direita da folha somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito ao final dos nomes para nota de rodapé informando a instituição de ensino, grupo de estudo, instituição de fomento (se houver) e endereço eletrônico (e-mail).
8. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo (centralizado). Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
9. Logo após o Resumo, alinhada à direita da página, segue-se a expressão “Palavras-chave: e, na mesma linha que ela, deve ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
10. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
11. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
12. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
13. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
14. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
15. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os títulos de cada sessão não deverão ser numerados, e serão digitados em maiúsculo, negrito, e em fonte Times New Roman tamanho 11, alinhados à esquerda da página e com um salto de uma linha. As citações com mais de três linhas devem ser formatadas com recuo de 4 cm,  espaçamento entre linhas simples, justificado e em fonte Times New Roman tamanho 10. Não serão aceitas referências bibliográficas em notas de rodapé. As referências devem seguir as normas atuais da ABNT.

Os trabalhos deverão ser inseridos em uma das seguintes áreas e eixos temáticos:

ÁREA
EIXO TEMÁTICO
Educação
Geografia Urbana: reflexões, práticas e ensino
Epistemologia
Cidade, Território, Cultura e Patrimônio
Direito à Cidade
Movimentos Sociais urbanos: formas cotidianas de resistência
Políticas Públicas
Mobilidade urbana, Segurança e Qualidade de Vida
Geotecnologias
Geotecnologia aplicada ao ordenamento territorial urbano
Espaço Urbano
Economia, comércio e consumo
Problemática Urbano-Ambiental
Impactos e conflitos socioambientais
Campo e Cidade
Relação Campo-Cidade



Ao final do título do trabalho, o(s) autor(es) deve(em) inserir uma nota de rodapé  explicitando o eixo temático em que deseja(m) expor o trabalho. Os autores deverão estar necessariamente inscritos e, posteriormente, credenciados no evento. Os trabalhos serão encaminhados para avaliação da comissão científica e, caso sejam aceitos, serão divulgados no site do evento em data posterior. As questões que suscitarem dúvidas, inerentes à composição do trabalho a ser submetido ao evento, serão dirigidas pela Comissão Científica. Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade oral.
Tempo de exposição dos trabalhos: 10 a 15 minutos.

Em caso de dúvidas sobre envio de trabalhos e formatação, contate-nos.


Atenciosamente,
Comissão Organizadora